Top Story
No passado dia 21 de Janeiro teve lugar um almoço no D. Pedro Hotel Em Lisboa seguido de uma mesa redonda sobre a temática ” A Sustentabilidade no Imobiliário Em Portugal” organizado conjuntamente pela ULI e pela APPII. No total, juntaram-se neste encontro 75 participantes, representativos dos vários “players”do sector . Foi esta a agenda do evento:
- Declarações de abertura pelos Presidentes das duas entidades organizadoras: APPII e ULI;
- Overview pelo tema da sustentabilidade, com intervenção do Eng. Manuel Pinheiro;
- Apresentação de case studies nacionais, com a intervenção do Dr. Gilberto Jordan;
- Apresentação de case studies internacionais, com intervenção do Dr. Nuno Madeira Rodrigues;
- Declaração do Senhor Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Eng. Miguel Castro Rego
- Encerramento com agradecimento e declarações de encerramento
O Eng. Manuel Pinheiro explicou a importância da sustentabilidade no imobiliário, visto todos nós vivermos em imóveis. Autor do livro “imobiliário Susatentável” é um grande conhecedor das vários parâmetros que efectivamente tornam ou não um imóvel sustentável e das ferramentas para fazer a medição destes.
De seguida o Dr. André Jordan, CEO do Grupo André Jordan explicou como desde há várias gerações a sua família se preocupa com esta temática, aplicada aos casos da Quintado Lago, Vilamoura, Planbelas e projectos anteriores a estes no Brasil. Depois, referiu em maior detalhe o caso de Planbelas. Aqui, a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade Ambiental. permite recolher um manancial de informações quanto a consumos de água, energia, resíduos, que posteriormente são usados numa melhoria constante do sistema.
O Dr. Nuno Madeira Rodrigues foi o terceiro orador, apresentando o recente projecto de um hotel sustentável na lindíssima Ilha do Príncipe da empresa “Here Be Dragons”.
Finalmente, à laia de conclusão, o Senhor Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza apresentou as linhas mestras deste governo quanto a este tema.